Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Trote X Calourada: Maldade X Criatividade

No ultimo dia 2 teve inicio o primeiro período, 2009.1, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para muitos cursos essa foi a data de entrada dos calouros. Espalhados pelo campus Universitário de São Cristovão trotes e calouradas marcaram as duas primeiras semanas.

Como muitos sabem, a entrada dos calouros é manchada pelo trote, que varia dependendo do curso e da criatividade e “maldade” dos veteranos. Dentre outros os calouros de medicina que foram obrigados a sair pelo campus caracterizados e agindo como animais (os “bichos”) e os de fonoaudiologia que foram pintados e obrigados a cantar musicas que ridicularizam, rebaixam, humilham e deprimem muitos novatos e fazer o “elefantinho” pelo campus. E essas manifestações se estenderam pela segunda semana.

Em contrate, alguns veteranos optaram por fazer calouradas. Por exemplo, os calouros de comunicação social, que levaram os calouros para um passeio pelo campus e organizaram uma série de eventos durante a primeira semana, como debates, oficinas, palestras e outros.

É de conhecimento público os trotes e seus conteúdos, mas eventos como a calourada deveriam ser mais divulgados e realizados. Por que não abandonar uma tradição prejudicial? Se criar é difícil, há muitas boas idéias que podem e devem ser copiadas, adaptadas, repetidas e melhoradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário