Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma semana com um Walkman

A BBC Magazine ‘trocou’ um Ipod por um Walkman Sony com um garoto de 13 anos. Durante uma semana, Scott Campbell ficou utilizando a relíquia dada pela revista no lugar do seu MP3 Player. O resultado foi inesperado, principalmente para aqueles que, há alguns poucos anos, ainda tinham seus Walkmans e que um dia acharam esse aparelho o máximo da portabilidade da música.


“Levei 3 dias para descobrir que havia outro lado na fita”, diz o garoto. Parece estúpido para quem tem mais q 16 anos, mas realmente fomos ultrapassados. Imaginem quando nós que temos entre 16 e 26 anos tivermos nossos filhos, nós tentando explicar o que é analógico, contado dos discos de vinil, cacetes, CDs, DVDs.


"Uma coisa que senti falta foi o shuffle do iPod, para escolher uma música randômica. Realmente o Walkman fica devendo essa. Mas eu consegui improvisar apertando o rewind por algum tem e soltando ao acaso. Funciona, mas é trabalhoso."

O Walkman foi lançado pela Sony há aproximadamente 30 anos. Na sua época, o aparelho foi considerado uma revolução na música portátil e até pouco tempo atrás ainda tinha seus fãs.


Pelo mesmo processo que passou o Walkman, passaram também os telefones de disco (aqueles que se tinha de girar os respectivos números em um disco), o vinil, o papel carbono, a máquina de escrever, as fichas telefônicas (quem se lembra dos orelhões que funcionavam com fichas, umas moedas grandes e grossas?) e passa atualmente o DVD, o CD, a fotografia analógica (que ainda tenta resistir), e tantas outras coisas que agora não lembro.



Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário